Sentimento particular

Como cada sentimento particular é apenas parte da vida, e não a vida em sua totalidade, a vida anela por uma completa multiplicação dos sentimentos como que redescobrindo a si mesma em toda a sua diversidade…

No amor, o separado ainda existe, mas existe dentro do conjunto, não fora dele: um reencontro entre vivos…

Nas sociedades dominadas pelas modernas condições de produção, a vida é apresentada como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido vira mera representação.

[…] onde o mentiroso mentiu a si próprio.

Texto: A Sociedade do Espetáculo
Imagens: Pakayla Biehn

4 comentários em “Sentimento particular”

  1. Texto complexo.

    “No amor, o separado ainda existe, mas existe dentro do conjunto, não fora dele: um reencontro entre vivos…”

    O “amor” parece para o autor uma representação una, pessoal, e o “separado”, ou seja, tudo que existe lá fora,que é a vida real,efetiva , quando está fora da relação de amor individual, estaria em uma condição que promoveria um reencontro entre vivos, uma visão próxima da realidade humana totalizante.

    Porém , quando o “separado” está dentro, no conjunto, ficaria descaracterizado de sua natureza, portanto, esse fenomeno do reencontro entre vivos não aconteceria, segundo Debord, pois a relação individual cegaria a pessoa da visão total.

    Em suma, a representação una, pessoal, do amor, e o mundo em separado não promovem o reencontro inter vivos, quando estão em conjunto.

    O que, na minha opinião, se tornaria coerente com o parágrafo anterior, querendo assim afirmar-se que o sentimento do amor;paixão vivida em particular “cegaria” a pessoa da prática ou experiencia individual, em prol de uma concepção coletiva da realidade, representativa, imagética , daquele fragmento emocional….deixando-o em uma condição fake em relação ao total:

    “[…] onde o mentiroso mentiu a si próprio.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s